A AEA/SJCampos apoiou a realização do “Encontro intersetorial: o que podemos fazer para tornar nossa cidade mais sustentável e resiliente?”
Publicado em 07 de junho de 2024
[caption id="attachment_13989" align="aligncenter" width="1280"]
Marcelo Pereira Manara - Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal de São José dos Campos[/caption]
Para o presidente do Instituto Regeneração Global, Fabiano Porto, o evento trouxe importantes debates. Muito importante o poder público dar espaço para a realização de eventos que objetivam debater e apresentar soluções sustentáveis para a sociedade. Foram várias temáticas importantes com nomes experientes que trouxeram uma visão de que para construirmos uma cidade sustentável e resiliente precisamos sempre ter a participação e envolvimento da população e das comunidades diretamente beneficiadas com cada ação, pontuou Fabiano.
[caption id="attachment_13992" align="aligncenter" width="1280"]
Fabiano Porto - Presidente do IRG - Instituto Regeneração Global[/caption]

O evento foi realizado no dia 6 de junho de 2024, no auditório do CIESP em São José dos Campos, e contou com representantes de diversos segmentos.
Durante o encontro foram debatidos temas sobre como as suas atuações colaboram com a preservação dos recursos hídricos e a biodiversidade no contexto das cidades, ressaltando também a importância da agroecologia e do urbanismo sustentável para a qualidade de vida de toda a população. As mesas de diálogo contaram com temas como A importância da conservação da biodiversidade para as cidades, Agricultura sustentável no meio urbano, Nascentes e rios urbanos para uma cidade sustentável, e O urbanismo resiliente frente aos desafios das mudanças do clima.
O Secretário de Urbanismo e Sustentabilidade de São José dos Campos, Marcelo Manara, afirmou que esse é mais um evento da semana do meio ambiente para debater como podemos tornar nossas cidades mais resilientes e sustentáveis. Essa é uma pauta técnica importante e de interesse da nossa categoria para que as cidades se preparem para os cenários de mudanças climáticas e adaptações necessárias. Essas pautas determinam o planejamento das cidades para os próximos anos. Atualmente a sociedade está cada vez mais ciente dessas necessidades e adaptações.

