AEA/SJCampos promove excursão ao XIV Encontro Estadual Crea-SP Jovem
Publicado em 12 de dezembro de 2023
A AEA/SJCampos organizou uma inspiradora excursão no dia 9 de dezembro, levando estudantes e recém-formados ao XIV Encontro Estadual Crea-SP Jovem, que ocorreu no Espaço Immensitá, em São Paulo.
Cassia Valentina Santana de Mattos, recém-formada em Engenharia Civil, participou pela primeira vez da excursão promovida pela AEA/SJCampos e compartilhou sua experiência, destacando: "Fiquei surpresa com o evento. Foi muito divertido e informativo, proporcionando uma oportunidade única para aprender mais sobre as valiosas ferramentas oferecidas pelo CREA. Participei em busca de networking e para absorver conhecimento por meio das palestras."
[caption id="attachment_12793" align="aligncenter" width="1200"]


Fotos sede AEA/SJCAMPOS
Confira a cobertura do CREA-SP
Futuro profissional em foco
Palestras e oficinas envolveram os 400 participantes do XIV Encontro Crea-SP Jovem
11 de dezembro de 2023, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Um dia de atividades pensadas para aproximar os estudantes e novos profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências do maior Conselho profissional da América Latina e também para impulsionar o início de suas carreiras. Com esse foco, o XIV Encontro Crea-SP Jovem reuniu cerca de 400 pessoas neste sábado (9/12), no Espaço Immensità, na zona norte de São Paulo. Em ambientes coloridos e tecnológicos, com túnel de led e pontos para foto e interação, o público emergiu na última edição do evento este ano.
Quem deu às boas-vindas agitando a manhã foram os membros da Comissão Permanente do Crea-SP Jovem (CCJ). Queremos criar pontes e conexões entre vocês e o mercado de trabalho, explicou a coordenadora adjunta da CCJ, Eng. Agr. Waleska Del Pietro. Estamos bem representados com jovens do Estado inteiro, comemorou o coordenador Eng. Raoni Ramos. Todos nós acreditamos no inacreditável, por isso somos engenheiros, afirmou Ramos ao apresentar os projetos-chave do Conselho, como o CreaLab, plataforma que conecta atores do Sistema e está inaugurando espaços coworking por todo o Estado.
A cada ano, mais jovens participam e isso é muito importante para o futuro do Conselho e para a área tecnológica do futuro, destacou a diretora de entidades de classe e presidente eleita para o mandato de 2024 a 2026 do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey.
A quinta edição do ano do Por dentro do Crea-SP, programa de estágio visita do Conselho, teve seu encerramento oficial durante a programação. Representado a turma, a formanda em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) Thifany Semmler Leite, de 23 anos, falou sobre a experiência: saí transformada e com outra visão sobre o Crea-SP. Foi uma oportunidade de muito aprendizado. Ela destacou como ponto alto a visita à Hyundai. Me senti uma criança na fábrica de chocolate.
Mostrar caminhos e possibilidades que podem fazer a diferença na carreira dos profissionais está entre os objetivos do evento. Sobre isso, o presidente do Crea-SP e eleito para o Confea, Eng. Vinicius Marchese, ministrou a primeira palestra do dia. Entre os dez principais CEOs do mundo, seis são engenheiros, informou. Com foco no futuro, ele destacou que os profissionais precisam estar sempre se atualizando. É um processo contínuo e não é só não parar de estudar, é não parar de aprender, orientou.
O presidente do Crea-SP pontuou ainda que o Brasil vai precisar de mais engenheiros nos próximos anos para atingir suas metas de desenvolvimento. Você não será substituído pela inteligência artificial, mas por alguém que usa bem a tecnologia, ao trazer à tona um dos assuntos mais debatidos na área tecnológica na atualidade. Marchese também deu dicas de habilidades que são valorizadas no mercado, como a capacidade de liderança e a inteligência emocional. Há vagas, o que precisamos são pessoas, concluiu.
O tema também foi abordado pelo reitor da Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI), Eng. Gustavo Donato. O futuro é inter e transdisciplinar, envolvendo tecnologia e gente, opinou. Para ele, o amanhã precisa de mais engenheiros, mas eles precisarão ser diferentes. A nova era exige uma outra mentalidade, centrada no ser humano e na sustentabilidade, tudo isso numa velocidade impressionante. O título não basta, o que importa são as competências, continuou. Quem mais vai se destacar, é quem melhor se adaptar, completou.
No final da manhã, o criador do conceito de personal branding, escritor e mentor Arthur Bender, compartilhou com o público seus conhecimentos sobre inovação, crescimento e marca pessoal. O profissional tem que se assumir como um empreendimento que nasceu pra dar certo, explicou. O especialista ressaltou que as marcas nasceram para ajudar as pessoas a fazer escolhas e, por isso, a diferenciação é um fundamento sagrado. O comportamento determina o nosso valor. Vocês não estão no mercado da Engenharia, estão no mercado da confiança. Bender reforçou ainda alguns pontos das falas anteriores, como a importância do aprendizado contínuo e da adaptação constante. Cooperar, compartilhar, colaborar e cocriar são os verbos.
No período da tarde, o evento contou com oficinas de preparo profissional, como formatação de currículo e LinkedIn. Uma sala de robótica também provocou os participantes a pensar no futuro de suas profissões com o desenvolvimento de soluções criativas a partir das máquinas.
Hackathon
Outro momento esperado do dia foi o anúncio das equipes vencedoras do 2º Hackathon do Conselho, desafio que selecionou soluções inovadoras para incentivar e desburocratizar o registro profissional. Foram três selecionados, que levaram para casa prêmios que somavam R 10 mil (R 5 mil para os primeiros colocados, R para o segundo e R 2 mil para o terceiro).
Abaixo, a lista dos times ganhadores:
Produzido por CDI Comunicação




- CreaConnect
- CreaAtiva;
- Integração com o Creanet;
