Com a maior delegação de profissionais, a AEA/SJCampos marca presença no Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
Publicado em 28 de junho de 2022
No dia 23/06, com 18 profissionais inscritas, a AEA/SJCampos compôs a maior delegação participante na celebração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, promovida pelo CREA-SP.
Organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho, o encontro foi marcado por debates com especialistas sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para as profissionais, incentivando a equidade de gênero.
Durante a abertura do evento, a vice-presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey, destacou o trabalho desempenhado pelo Comitê Gestor, que elabora ações para incentivar a participação das mulheres no Sistema Confea/Crea e nas profissões abrangidas.
Já a Coordenadora do Comitê e Conselheira e representante da AEA/SJCampos, no Conselho, a Eng. Poliana Siqueira, apresentou algumas das entregas do grupo, como a Cartilha Programa Mulher, que conta com diagnóstico do mercado de trabalho e do Sistema Confea/Crea com recorte de gênero. Além disso, convidou todas as profissionais a acessarem o conteúdo e participarem como replicadoras do Programa Mulher em suas cidades.
Os convidados desfrutaram de rodas de conversa e palestras sobre currículos e articulação direta com empresas, com as Engs. Cristiane Renata Gaiotto Caldana e Fabiana Nicoleti Franco da Sociedade de Mulheres Engenheiras (SWE); sobre o contexto histórico da presença das mulheres no mercado de trabalho e a evolução ao longo do tempo com a Eng. Patrícia Falcão Bauer; e sobre a importância da sustentabilidade e o papel da mulher para uma sociedade melhor com a Eng. Maria Constantino.
Ao final do evento a Eng. Érica Oliveira foi convidada para falar sobre diversidade, mulheres trans e a inserção da população LGBTQIA+ no mercado de trabalho, além de serem lançados o site do Programa Mulher do Crea-SP e a campanha institucional do Conselho, especialmente elaborada para a data.
DEPOIMENTOS:
A Engenheira Civil Luana de Oliveira participou do grupo de profissionais da AEA/SJCampos e sentiu-se motivada e inspirada pelo evento ao conhecer mulheres bem sucedidas em suas carreiras. Vi que é possível chegar ao mesmo nível delas. Pois todas compartilharam sua experiência ressaltando que não querem tratamento diferenciado e sim respeito e reconhecimento de suas competências. Acho muito importante essas iniciativas para mostrar às jovens profissionais que não podemos desistir apenas por sermos mulheres, uma palavra de incentivo de outra mulher é um baita empurrão, afirmou.
A Engenheira Sanitarista e Ambiental e de Segurança do Trabalho, Maria José Ferreira Berti, também participou da delegação enviada pela AEA/ SJCampos e afirmou que a iniciativa foi muito importante para mostrar a todos como é a vida profissional da mulher na engenharia e os seus desafios. Essa visibilidade é urgente e muito importante, diante das dificuldades enfrentadas no exercício da profissão. Muitas vezes as profissionais mulheres desistem ou aceitam situações em que não conseguem mostrar seu potencial. Precisamos saber lidar com as dificuldades de não sermos reconhecidas, encorajar e apoiar as outras engenheiras. Agradeço a AEA/SJCampos por ter proporcionado minha participação neste evento, afirmou Maria José.
Programa Mulher do CREA-SP
Signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP instituiu o Programa Mulher para cumprir com os requisitos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5, que versa sobre a igualdade de gênero.
ACESSE O SITE DO PROGRAMA: https://www.creasp.org.br/programamulher/
COBERTURA CREA-SP Iniciativas para alcançar a equidade de gênero na área tecnológica foram compartilhadas durante evento de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia (23/06), realizado na Sede Angélica do Crea-SP. Organizado pelo Comitê Gestor do Programa Mulher do Conselho, o encontro foi marcado por debates com especialistas sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho para as profissionais. Signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o Crea-SP instituiu o Programa Mulher para cumprir com os requisitos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 5, que versa sobre a igualdade de gênero. Na abertura do evento, a vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP, Eng. Lígia Marta Mackey destacou o trabalho desempenhado pelo Comitê Gestor, que elabora ações para incentivar a participação das mulheres no Sistema Confea/Crea e nas profissões abrangidas.




