AEA/SJCampos marca presença de destaque na abertura do CRP 2025
Publicado em 13 de abril de 2025
A AEA/SJCampos teve participação de destaque na primeira etapa do Congresso Regional de Profissionais (CRP), realizada no dia 12 de abril em São Bernardo do Campo. A entidade levou a maior comitiva entre todas as associações presentes, reafirmando seu protagonismo e compromisso com a valorização e a representatividade dos profissionais...


A AEA/SJCampos teve participação de destaque na primeira etapa do Congresso Regional de Profissionais (CRP), realizada no dia 12 de abril em São Bernardo do Campo. A entidade levou a maior comitiva entre todas as associações presentes, reafirmando seu protagonismo e compromisso com a valorização e a representatividade dos profissionais da área tecnológica.


A engenheira eletricista Michele Carolina Morais Maia de Sá, conselheira do CREA-SP e integrante da comissão organizadora do CRP, também representou a AEA/SJCampos e ressaltou a relevância do congresso. Esses encontros são fundamentais para garantir que a visão técnica dos profissionais esteja presente na construção de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis.

De acordo com a assessoria do CREA-SP, CDI Comunicação, o evento contou com a presença da presidente do CREA-SP, Eng. Lígia Mackey, e do conselheiro federal do Confea, Eng. Daniel Robles representando o presidente Eng. Vinicius Marchese , além de lideranças, conselheiros, representantes de associações e profissionais da área tecnológica. Foram debatidos temas como acessibilidade e mobilidade urbana, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável energético.
As propostas elaboradas nesta e nas próximas etapas regionais serão encaminhadas ao Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e, posteriormente, ao CNP. As contribuições selecionadas no Congresso Nacional irão compor relatórios técnicos destinados ao poder público, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas baseadas na expertise dos profissionais do Sistema Confea/Crea. Fotos: CREA-SPFórum de Políticas Públicas abre ciclo de 2025 do CRP
Eventos acontecem nos dias 11 e 12 de abril em São Bernardo do Campo
10 de abril de 2025, às 11h52 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O desenvolvimento do Estado passa pelas mãos de quem constrói, transforma e inova. É com esse propósito que o Crea-SP se prepara para o Fórum de Políticas Públicas e para o Congresso Regional de Profissionais (CRP), ambos em suas primeiras etapas em 2025. Os encontros, que tratam de como as profissões da área tecnológica são determinantes para a criação de soluções que geram qualidade de vida, acontecem pela primeira vez de forma integrada, nos dias 11 e 12 de abril, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.
O objetivo, com isso, é que engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores das regiões que abrangem a Grande São Paulo, como ABC Paulista, Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba, participem ainda mais ativamente das discussões sobre a atuação de suas profissões, absorvendo referências e contribuindo com sugestões de melhorias tanto para os desafios identificados nos seus municípios quanto no próprio Sistema Confea/Crea e Mútua. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Sympla.
O Fórum de Políticas Públicas abre a programação na sexta-feira (11/04), a partir das 19h, no Teatro Elis Regina (Rua João Firmino, 900), com presença de autoridades regionais, como o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima; o secretário de Obras do município, André Marzolla; e o especialista em Urbanismo Fernando Chucre. Além deles, a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, e demais representantes do Sistema participam. O encontro promove ainda uma roda de conversa sobre os desafios do planejamento e da execução de obras nas cidades, sob mediação do professor Wilson Levy, advogado e doutor em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A iniciativa volta a conectar o poder público com os profissionais responsáveis por planejar e implementar projetos de desenvolvimento depois do sucesso da edição do ano passado, quando a série itinerante lançada pela atual gestão do Conselho passou pelas cidades de Taubaté, Adamantina, Ribeirão Preto e Mogi Mirim, além da capital paulista.
Já no sábado (12/04), é a vez da primeira etapa de 2025 do Congresso Regional de Profissionais (CRP). A abertura está agendada para às 9h30, no campus são-bernardense do Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI/Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B). Em seguida, os participantes se dividem em grupos de discussão com base nos cinco eixos temáticos do evento: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético.
Em sua 12ª edição, o CRP representa uma chance única de contribuir com soluções que visam atender às demandas da classe e da sociedade como um todo. O Congresso é realizado a cada três anos. Inicialmente, cada Crea promove suas fases regionais, com espaço aberto para ouvir e identificar propostas nos eixos temáticos. Depois, o Congresso Estadual (CEP) reúne e elege as melhores sugestões para levar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde é feita uma votação para somar as ideias à pauta legislativa do Sistema. São Paulo é o maior estado em volume de profissionais e de empresas do Brasil. Devemos atuar mais próximos e envolvidos na construção de iniciativas propositivas para melhorar a prática do exercício profissional, afirma a presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey.
As etapas regionais seguem nos próximos meses. Após São Bernardo do Campo, o segundo encontro de Fórum e CRP em 2025 está previsto para os dias 23 e 24 de maio, em Presidente Prudente. As discussões continuam nos dias 6 e 7 de junho, em Barretos. As datas de 27 e 28 de junho marcam o encerramento das fases regionais do Congresso de Profissionais. O CEP, por sua vez, também tem programação prevista, agendada para 15 e 16 de agosto.
Produzido pela CDI Comunicação

